Uma breve descrição do que somos, do que fazemos...

Cláudia Dias
Professora de Ed. Física, directora e fundadora da Body Motion-Escola de Dança, na Maia, inicia a sua formação ao nível das danças latinas há 6 anos. Um primeiro contacto com o Samba de Gafieira e outros ritmos oriundos do Brasil, há carca de 2 anos, fazem-na apaixonar-se por completo.Contando já com várias actuações e trabalhos coreográficos nos estilos Salsa, Merengue, Bachata, Dança Criativa, etc, decide acrescentar o Samba de Gafieira, o Bolero , o Forró e outros às suas competências. Conhece este ano de 2009, Luis Fernando, com quem partilha o palco ao som destes quentes ritmos do Brasil. Na sua escola, organiza diversos cursos e workshop's com o intuito de divulgar os ritmos brasileiros no Norte do país.

Luis Fernando
Carioca da gema com nacionalidade portuguesa, Luis conta com um vasto currículum na dança tradicional e de salão brasileira. Desde 1988 que tem vindo a formar-se e a trabalhar como bailarino e coreografo com nomes tão sonantes no Rio de Janeiro como, Marcelo Moragas, Chocolate, Carlinhos de Jesus, etc.
Actualmente em Portugal, Luis lecciona, em Lisboa, várias aulas de dança de salão brasileiras, deixando nos seus alunos um rasto de calor com cheiro a Brasil.

sábado, 10 de outubro de 2009



A palavra SAMBA surgiu de vários elementos africanos e
o samba do Rio de Janeiro surgiu do batuque africano, de
Angola e do Congo.
Antes do surgimento do samba propriamente dito, dançava-se o batuque africano em filas ou em rodas cujo ritmo era acompanhado por palmas. Desde o século XVII já se
dançava ao ar livre, danças de origem provavelmente portuguesa, que com a influência negra deu origem a danças rurais que recebiam o nome de xiba, no Rio de Janeiro,cateretê, em Minas Gerais e fandango nos estados do sul.
Depois da abolição da escravatura, no final do século
XIX, formaram-se, basicamente, duas vertentes do samba:
- a primeira na Cidade Nova/Praça Onze, onde nomes como Pixinguinha e Donga estavam presentes, esse samba tinha uma grande influência do maxixe, e desse samba surgiu
posteriormente,o samba dançado a dois, o samba de gafieira, que foi a mistura do maxixe com outras danças europeias.
- a segunda vertente foi a que subiu o morro, levada por problemas socio-econômicos da época, onde deu origem, entre outras coisas, às escolas de samba, e na forma dançada, ao samba-no-pé.
Foi nessa vertente que a percussão, oriunda do batuque africano, se fez mais presente.
O primeiro samba oficialmente gravado foi "Pelo Telefone" datado de 1917. Foi registrado em nome de Donga, mas pesquisadores indicam que além de Donga outros músicos participaram da composição na casa de Tia Ciata na Cidade Nova. Donga porém foi o único a ter visão comercial.
O samba originalmente era dançado em cabarés e gafieiras, daí o nome samba de gafieira, localizados em sobrados de Botafogo, Catete e Centro, no Rio de Janeiro.
O samba de gafieira actual, importou alguns movimentos que são característicos do tango argentino. Incorporou também passos acrobáticos, em que a dama é lançada.
Na europa dança-se samba em competições, porém não existe nenhuma similaridade com o samba de gafieira, visto que esse samba europeu foi uma adaptação feita pelas federações internacionais de dança a partir do que o Brasil vendeu como samba.

3 comentários:

Unknown disse...

Parabéns a grande profissional CLAÚDIA DIAS e o seu parceiro Luis.

Tive a oportunidade e sorte de conhecer e trabalhar com a professora CLAUDIA, ministrando curso de dança de salão brasileira, espeficicamente forró e samba de gafieira a 2 anos atrás. Sabia que o nosso trabalho daria frutos e vc continuaria a divulgar a cultura brasileira em seu país. Sucesso e sorte no seu caminho e no futuro vamos organizar sua vinda para o Brasil, para trazer o que Portugal tem de melhor para os brasileiros.

BEIJOS GRANDE !!

Prof. Toninho
Diretor esportivo da MOVIMENTA ASSESSORIA DESPORTIVA e prof. de DANÇA DE SALÁO da academia Rio Sport Center.
Belo Horizonte-MINAS GERAIS-Brasil.

BCas disse...

Oi sambistas. Que bom ver este casal dançando bonito o nosso samba.
Vejo aqui no Sul do Brasil como estes ritmos encantam todas as idades.
Dentre as inúmeras baladas espalhadas pela cidade, temos as casas que fazem muito sucesso entre a meninada só tocando samba ou forró.
Sempre atual é uma delícia de se dançar.
Parabéns pela divulgação e... muito samba no pé ! Beijocas . Elisabetm

Anónimo disse...

Parabéns!

Parece até um casal de professores brasileiros dançando samba de gafieira. A única obervação a fazer seria quanto a entrada, onda a dama se abana com um leque. Lembra alguma dança espanhola ou até o tango argentino. Mas isso não invalidou a grande técnica apresentada pelo casal. Espero que na Europa um dia se dance samba como esse casal o faz em Portugal.